O projeto REACTING TO TIME, portugueses na performance parte da necessidade de conhecer, partilhar e tornar acessíveis materiais que abordam a performance em Portugal e aos quais, através do projeto, foi dado acesso.
O caderno é em geral uma ferramenta que acompanha pesquisas e processos. Um objeto sempre presente, imprescindível e cuja elaboração é gradual, num processo. Suporte para registar reflexões, perguntas, dúvidas, anotações, guardar informações, objeto que permanece acessível mesmo após a sua formulação, passando com o tempo a servir de memória, um guardião de reflexões ao qual é possível recorrer. Assim é também o caderno que criámos. As informações (à base de citações e imagens), foram recolhidas de forma intuitiva. Concebido em vários temas ou capítulos, o caderno 00 é constituído por:

Processo pessoal - com materiais para dar espaço à pesquisa individual.
Histórico - fornece um enquadramento solto sobre eventos, protagonistas.
Teoria - citações e referências de obras de diversos autores, nacionais como internacionais, que abordam o tema da performance.
Tese de Verónica Metello - excertos extraídos de um trabalho académico que pode ser consultado no site, dando desta forma a conhecer um discurso e organização de uma pesquisa acerca da performance em Portugal dos anos 60-70.

O objetivo é que este caderno possa servir como instigação à investigação pessoal. Foi criado em relação com o sítio do projeto, onde a construção, angariação de informações e ligações a outras redes está continuamente em transformação, acompanhando as várias fases do projeto. O caderno é entregue a cada participante dos Workshop Transmissão e a intenção é prosseguir com a realização dos cadernos, visto que este é apenas um exemplo dos conteúdos possíveis.
Trata-se pois um acontecimento em si, aliando pesquisa, memória e informação ao acontecimento da prática, da transmissão física no estúdio — um caderno de trabalho. No encontro do saber livresco e do saber da experiência, reside o corpo atualizado, seu suporte e ressonância — passando a existir na sua manifestação.

Vania Rovisco


A tese de Verónica Metello, FOCOS DE INTENSIDADE / LINHAS DE ABERTURA - A activação do mecanismo performance 1961-1979, pode ser consultada na nossa biblioteca em rede.